segunda-feira, 25 de abril de 2011

MERECE DESTAQUE


Projeto: Ler Prazer e Saber - MOGEIRO - PB
A E.M.E.I.E.F. Antonio José de Andrade, localizada no Sítio Pintado, nos últimos dois anos tem sido referência na rede Municipal de Ensino pelo trabalho que tem sido desenvolvido. Vários processos foram criados com foco na aprendizagem dos alunos, dentre eles, destacamos o processo de incentivo à leitura, intitulado “Em cada casa eu conto um conto”. Essa ideia foi uma criação do “time de meta” do programa SGI (Sistema de Gestão Integrado) e tem como objetivo principal estimular o gosto pela leitura dos alunos com incentivo da família. Trata-se de um processo robusto realizado em sala de aula e 
na residência dos alunos, ou seja, além de trabalhar com
rodas de leitura em sala de aula, uma vez por semana, os professores sorteiam um aluno de cada série, o aluno contemplado receberá em sua residência a visita de toda sua turma juntamente com o diretor e professor para realizarem rodas de leitura. A tarefa do estudante sorteado é convidar sua família e demais pessoas da comunidade para compartilharem com o mundo mágico da leitura. 

No dia da visita os livros são conduzidos em um carrinho de supermercado. Ao chegar à residência do estudante é uma verdadeira festa, pais, alunos e demais pessoas da comunidade fazem uma viagem no mundo encantado das histórias. Com essa iniciativa, mesmo aqueles alunos que diziam não gostar de ler, agora fazem questão de mostrar para os pais que são bons leitores. Com o apoio da família e da comunidade estamos investindo no desenvolvimento da competência leitora dos alunos, pois acreditamos que a leitura é a porta de entrada para o sucesso desses pequenos cidadãos.

 Os resultados desse processo em 2010 foram tão surpreendentes que a direção da escola decidiu continuar as visitas em 2011. Reiniciamos com a primeira roda de leitura este ano no dia 30/03/2011 na residência dos avôs do aluno João Victor.

Nossa pretensão é continuar com esse processo, uma vez que além de estimular o gosto pela leitura trabalha a responsabilidade pública e cidadania.


Diretora: Maria Leozilda Alves da Silveira

LEIA OS COMENTÁRIOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO, ROLE ATÉ A OPÇÃO COMETAR COMO E SELECIONE ANTES UMA DAS OPÇÕES. SE VOCÊ ESCOLHER A OPÇÃO GOOGLE, COLOQUE OS DADOS DA SUA CONTA OU COLOQUE E-MAIL E SENHA DA CONTA DO ORKUT, FAÇA O LOGIN E CLIQUE NOVAMEWNTE EM POSTAR COMENTÁRIO.