sábado, 2 de julho de 2011

Atrativos turísticos de Mogeiro

Pedra do Convento (foto: Orkut Mogeiro em fotos) 
Em Mogeiro localizam-se importantes atrativos naturais e culturais. A região onde está localizado o município tem uma grande incidência de formação rochosa emoldurando a cidade. Há em Mogeiro, a 2km do centro da cidade, numa propriedade particular, o “Parque do Convento”, composto por um conjunto de atrações naturais capazes de surpreender seus visitantes. A “Pedra do Convento” é a principal atração: uma montanha de fácil acesso ao seu ponto mais alto que apresenta um despenhadeiro espetacular; dizem os técnicos, excelente para a prática do turismo de aventura.

Vista panorâmica da cidade de Mogeiro (foto: Orkut Mogeiro em fotos) 

Do mirante, um dos pontos altos da cidade, localizado na Serra da Mandioca, distante 8 km da sede do município, pode-se contemplar uma paisagem deslumbrante da vegetação e dos aspectos geográficos da região, bem como, uma vista panorâmica magnífica da cidade de Mogeiro. O percurso até o topo da serra é uma aventura maravilhosa. Só de moto chega-se até lá. Carro só com tração para se chegar próximo, sendo o restante do percurso realizado a pé, numa caminhada de aproximadamente 1km serra acima, seguindo caminhos estreitos em meio a plantações de milho, cruzando porteiras e sendo observados pelos nativos da região. 

Casórios coloniais (foto: Orkut Mogeiro em fotos) 

A cidade possui um significativo patrimônio histórico e cultural formado pelos casarios coloniais de Mogeiro-de-Baixo, pelas Fazendas espalhadas no município e pelas Igrejas neoclássicas e coloniais que enfeitam a cidade: A Igreja Matriz de N. S. das Dores, padroeira da cidade, foi erguida em 1867 (144 anos) e está localizada na Rua Presidente João Pessoa, s/n. Onde, juntamente com a Praça da Matriz, pode ser considerado um local de sociabilidade para a população e também um belo ponto turístico para visitação. A Igreja de São João Batista, erguida em 1800 (211 anos), se mantém majestosa aos olhares atentos dos que passam na Rua Firmino Florentino da Silva, Mogeiro-de-Baixo. Há, ainda, uma pequena capela denominada de oratório, nas proximidades de Mogeiro-de-Baixo, construída por antigos portugueses moradores da região. Mantém a originalidade e é considerada a primeira igreja da cidade e sua data de construção diz-se secular.
 


Igreja Matriz de N.  S. das Dores

Todo esse patrimônio é inexplorado. Os moradores, por desconhecerem sua história e cultura, não valorizam os monumentos históricos da cidade e transformam os aspectos naturais em simples histórias sobrenaturais.

VISITE O BLOG MOGEIRO EM FOTOS


Igreja de São João Batista (foto: Orkut Mogeiro em fotos) 


Oratório (foto: Orkut Mogeiro em fotos) 

Fonte:
Livro: Prefeitura Municipalde Mogeiro: Ações de cultura e Turismo como Estratégia de Relações Publicas ( José Antonio Alves/ João Batista Micena Barbosa/ Prof. Dr. Severino Alves de L. Filho).

                                   LEIA OS COMENTÁRIOS   DEIXE SEU COMENTÁRIO