terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Prefeito de Mogeiro apela intercessão de Vital em projeto que incremente o turismo na Copa

Senador revela suas ações voltadas à sustentabilidade

Em entrevista assessoria do senador Vital do Rêgo (PMDB) o prefeito de Mogeiro Antônio José Ferreira (PRP) solicitou ao congressista sua interseção na elaboração de uma proposta de turismo de eventos para a cidade e demais municípios da região que circunda Ingá, escolhida recentemente como uma das dez cidades paraibanas entre os destinos turísticos da Copa do Mundo de 2014. O gestor revelou que apesar da proximidade da Copa o Governo do Estado não elaborou nenhum plano gestor para atrair turistas para a região.

Sabedor dos benefícios econômicos que o turismo de eventos proporciona, do efeito multiplicador que ele causa e do fato de ser uma alternativa contra a sazonalidade, o gestor Antônio Ferreira entende que o turismo deve ser encarado de forma profissional e planejado, por isso apela ao senador uma proposta viável para toda a região visando potencializar economicamente as características de cada município. “Apelo ao senador um projeto de desenvolvimento para o turismo da região, tendo em vista que até então o governador não apresentou nenhuma proposta de infraestrutura para a área”, disse.

Vital que obteve recentemente por parte do Ministro do Turismo, Gastão Vieira o reconhecimento de sua atuação que resultou na inclusão das dez cidades paraibanas entre os destinos turísticos da Copa do Mundo de 2014, cita que vai intermediar junto aos gestores de cada região formas que gerem ampliação dos setores de agenciamento, hotelaria, catering e transporte, infraestrutura frente à expansão do volume de negócios que o maior evento de futebol do mundo proporcionará.

O senador lembra que as cidades escolhidas ficam distantes até três horas por via terrestre ou até duas horas por via aérea da cidade sede de Recife. Na rota dos que buscam sol, praia e esporte, na lista consta João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. Já na rota Cultural do Ministério do Turismo, as cidades indicadas foram Campina Grande, Ingá, Esperança, Pocinhos, Bananeiras e Guarabira. “o objetivo é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. Vamos levar, por exemplo, os turistas a conhecer O Maior São João do Mundo, em Campina Grande.”

Segundo ele, enquanto o ministro do Turismo, Gastão Vieira, vem a público relatar que a atividade turística impacta mais de 50 segmentos da economia e é responsável, atualmente, por 3,6% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) a gestora de turismo do Sebrae – Paraíba, Regina Amorim declarou a poucos dias uma dura realidade de que a estrutura atual do Estado trava o recebimento de eventos de grande porte.

De acordo com Regina Amorim, vários encontros nacionais que poderiam estar sendo realizados na Paraíba, estão impossibilitados devido à falta de apoio dos órgãos públicos, a exemplo da PBTur. “Eles buscam espaço em um mercado que tem potencial para crescimento, mas que precisa de estrutura adequada para atrair esses eventos. Daqui a três anos teremos Copa do Mundo, e cidades como Recife e Natal receberão jogos. Imagine a quantidade de eventos que podemos ter nesse período”, afirmou.

Sabedor da importância dos investimentos neste setor Vital que é titular da Subcomissão Temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 (CDRCOO), e vem ao longo da sua vida pública valorizando o potencial turístico que a Paraíba tem a oferecer aos brasileiros e turistas internacionais, a exemplo do projeto de lei no Senado que propôs a regulamentação da profissão de Agente de Turismo; dá audiência recente que teve com o presidente da Embratur, Flávio Dino,  onde obteve dele a garantia de investimentos turísticos da empresa na promoção dos destinos turísticos paraibanos; como também seu intenso trabalho junto ao ministro da pasta Gastão Vieira, na inclusão das dez cidades paraibanas entre os destinos turísticos da Copa do Mundo de 2014; A proposta articulada por Vital e transformada em realidade do jogo inaugural da Copa das Confederações que vai ser realizado em Brasília; A série de audiências públicas com representantes de todas as 12 sedes do evento, dentre outros projetos. “Os dados mostram que o turismo se consolida como um dos principais setores da economia brasileira, um grande vetor de geração de empregos, divisas e de diminuição das desigualdades no Brasil”, afirma.