sábado, 9 de março de 2013

Feira Expositiva foi realizada em Mogeiro, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher




Há 156 anos, aproximadamente 130 mulheres foram mortas carbonizadas no interior de uma fábrica porque tentaram reivindicar por melhores condições de trabalho. Em 1910, numa conferência na Dinamarca ficou decidido que em homenagem a essas tecelãs o dia 8 de Março ficaria conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Em Mogeiro, esse dia foi comemorado com muita festa. O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – (CREAS) e a Secretaria Municipal de Ação Social realizaram na manhã de ontem (8), uma Feira Expositiva destacando os direitos, conquistas, cidadania e dignidade das mulheres. O evento teve início às 9h00 com uma caminhada coordenada pelo educador físico do município.

Entoando uma canção da sua própria autoria o professor de violão do Centro de Referência da Assistência Social – (CRAS) propiciou o início do pronunciamento das autoridades e convidados, entre eles estavam a Representante do CREAS Regional, Secretários, Vereadores, Primeira Dama e Vice-prefeito. “O dia de hoje deveria ser comemorado todos os dias,” afirmou o vice Zé Neto. “A mulher está ganhando espaço na sociedade,” declarou a vereadora Inês. Logo após e com uma pitada de sensibilidade feminina, todas dirigiram-se ao banquete preparado especialmente para elas. Numa variedade de alimentos, puderam degustar as delícias, e cada uma estampava na face a satisfação em ser lembrada pela equipe que faz a Prefeitura de Mogeiro, visto que deram total apoio para a realização da festividade.

A animação ficou por conta dos Doutores da Educação. Com o corpo saciado as mulheres assistiram às palestras ministradas pelas Enfermeiras Ana Louise e Samara Freire, visitaram a estande do CREAS que de maneira criativa representou a violência contra a mulher e a violação dos direitos na sociedade contemporânea. O espaço do CRAS mostrou a importância da geração do trabalho e renda através das exposições e cursos, oferecendo por sua vez, corte de cabelo e cuidados com as unhas. Um painel interativo também foi colocado em uma das salas para receber marcas, críticas e elogios a respeito da Feira Expositiva.

Maquiagens, batons, hidratantes e carteiras foram alguns dos mimos oferecidos pela equipe organizadora. Imãs de geladeira, confeccionados pelo CRAS, também foram distribuídos, além de chocolates e doces. Orientados pela Coordenadora da Atenção Básica, Alexandra Maria, a estande da saúde ofereceu botões de rosas e dois kits do Bem-Estar Familiar do Brasil (BEMFAM). Também compareceu no evento representando o governo do Estado, a coordenadora dos 20 Pólos do CREAS Regional, Madalena Dias. “Nós preparamos tudo isso para vocês com muito carinho... E o prefeito nos apoiou desde o princípio, hoje ele não está presente, mas parabeniza todas as mulheres.” Concluiu a secretária de Ação social, Juliana Maria.

Fotos do Evento:


 Fachada da Escola Maria das Dores Chagas



Professor de Violão cantando para as homenageadas


Autoridades e convidados especiais

 

Doutores da Educação animando a festa


 
 

Café da Manhã


Equipe do CRAS


Equipe da Saúde


Cortes de cabelo


Manicure


Estande do CRAS


Painel Interativo


Palestras com a equipe da Saúde



Estande da saúde


 

Estande do CREAS



Entrega de Kits da BEMFAM



Coordenadora do CREAS Regional (Madalena Dias)

Mulheres Mogeirenses! A direita (Juliana) . A esquerda (Rosicleide) .


Texto e Fotos: Laura Andrade