quarta-feira, 1 de julho de 2015

ORGULHO: MOGEIRO TEM SEU PME APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE MOGEIRO!

Uma sessão plenária foi realizada  sexta-feira (20/06/2015)  na  Câmara Municipal de Mogeiro para discussão e aprovação do PME (Plano Municipal de Educação).

O Projeto PME trata-se de um documento finalizado em 144 páginas, elaborado coletivamente por toda a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, supervisoras, orientadoras, gestores e professores das escolas municipais, Conselho Municipal de Educação, além de outros participantes avulsos. Tem como objetivo gerir e direcionar a educação de Mogeiro nos próximos 10 anos. O PME é aliado ao Plano Nacional de Educação, e tem entre suas diretrizes: superar desigualdades, erradicar o analfabetismo, formação para o trabalho e cidadania e valorização dos profissionais.

Além de gestores e professores, vários membros da equipe pedagógica da Secretaria de Educação estiveram presentes, além de alguns cidadãos Mogeirenses. Teve início às 10h, e foi presidida pelo vereador e Presidente da Câmara Luciano Domingues. Também participaram da sessão: Ailton  Marques, Vice-presidente da Câmara; Maria Inês, 1ª Secretária; José Avelino, 2º Secretário; os vereadores José Mario, Ediberto e Severino Domingos (Branco do Sindicato); o advogado da Prefeitura de Mogeiro, Dr. Júnior; e Josenaldo Ferreira, Presidente do Conselho Municipal de Educação.

Após as considerações iniciais, os vereadores expuseram suas dúvidas acerca de alguns itens do Projeto, e tiveram seus questionamentos esclarecidos pela Coordenadora da Divisão de Ensino, Taíses Araújo; que apresentou o documento, seus objetivos, formação e aspectos gerais. Em seguida, documento apresentado e questionamentos esclarecidos, foi aberta a votação na casa; tendo sido o Projeto aprovado por unanimidade.

Todos os vereadores teceram grandes elogios ao Projeto, ressaltaram sua relevância e capacidade intelectual dos Mogeirenses em construírem tão valioso documento. Segundo o Presidente Luciano Domingues, este foi mais um momento histórico para a cidade de Mogeiro, pois até hoje não havia sido criado o seu próprio PME; além de que, a partir de agora, a cidade também terá o seu próprio sistema de ensino, ou seja, um sistema autônomo, independente.

Bastante emocionada, a Secretária de Educação Fátima Silveira fez as considerações finais, falando da emoção em participar de um momento tão importante na trajetória da educação Mogeirense; assim como das dificuldades impostas durante a elaboração do Projeto. “As dificuldades foram muitas, mas não nos fizeram desistir. Foram noites e noites em claro, com toda a equipe reunida, pesquisando, aprimorando para que fosse apresentado um Projeto de qualidade à cidade. Valeu a pena todo esforço, agora Mogeiro tem seu próprio direcionamento no que tange à educação. Estamos muito felizes pela aprovação, agradecemos aos senhores vereadores e a todos os envolvidos no processo. Esta vitória é nossa!”, disse a Secretária. 






Fonte: Blog da Secretaria da Educação