quarta-feira, 1 de julho de 2015

RETORNO ÀS ATIVIDADES COM DIA DE HPTC NAS ESCOLAS MOGEIRENSES

Após o recesso Junino, as escolas da rede municipal de ensino voltaram hoje as atividades normais.

O dia foi marcado por encontros do HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) em todas elas, exceto na Escola Iraci Rodrigues, que já havia realizado o seu na última semana de aula antes das férias. O HTPC visa a discussão, análise e busca de soluções que possam atender as necessidades educacionais coletivas apresentadas periodicamente.

Durante os dois turnos de duração, o evento contou com a presença da Supervisora Gilvaneide, que esteve dando sua contribuição nas Escolas Antonio José de Andrade (Sítio Pintado) durante o turno da manhã, e Escola Maria das Dores Chagas no turno da tarde.

Na Escola Maria das Dores Chagas, além da gestora Fátima Regina, das adjuntas Andréa, Dagmar, e dos professores, o encontro teve também a participação dos Monitores do Programa Mais Educação. 

Já na Escola Escola Antonio José de Andrade, participaram da reunião a já mencionada supervisora, a gestora Maria Leozilda, Emília Galdino e Maria Cristina, coordenadoras do projeto na cidade e também os professores. 


Na duas instituições o tema central dos debates foi a avaliação referente ao primeiro semestre de 2015. Os progressos, as dificuldades, e as ações principais a serem desenvolvidas no segundo semestre. Na Escola Maria das Dores Chagas a discussão girou também em torno da festividade junina que será realizada no final do mês de Julho (31), o "Recordando o São João". Lá  foi ainda exibido o filme "Amistad", indicado pela professora da UEPB, Cristiane Nepomuceno, durante a formação realizada no último dia 18 de Junho. A supervisora Neide trouxe o filme, e ressaltou que achou de grande importância compartilhá-lo com os professores, já que as escolas estão trabalhando a temática "cultura afrodescendente" dentro do Programa EDUCANDO PELA CULTURA. 

As pautas das reuniões tiveram como enfoques principais: 
-O resultado da Avaliação Nacional de Educação de 2013;
-Pnaic;
-Provinha Brasil;
-Provinha Ana;
-A continuidade dos Programas que vem sendo trabalhados nas escolas municipais: "Ler: Prazer e Saber"; "Educando pelo Esporte" e "Educando pela Cultura". 

Todos estes programas são uma parceria da Prefeitura Municipal de Mogeiro e Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o Instituto Alpargatas.




FONTE: BLOG DA SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO