segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Mogeiro reúne conselheiros e define ações para agricultores

Na última quinta-feira (09), aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS e da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC. O encontro teve como pauta, o agendamento das reuniões entre a EMATER e os agricultores nas comunidades, a Operação Carro Pipa, além da organização e mobilização das associações para o fornecimento de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA da CONAB,  e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, trazendo inclusive informações sobre a chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar obedecendo o mínimo de 30% conforme estabelece a lei que criou o referido programa.
Também ficou definido a quantidade de horas/maquina destinadas ao corte de terra para os produtores rurais, ficando estabelecido o limite de até 3 horas para cada agricultor.
Durante o encontro foi discutido a organização do calendário das reuniões para elaboração do Diagnostico Participativo nas comunidades, que servirá como base para a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável.
O encontro ainda teve a presença do Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste - BNB, Nazareno Félix que falou sobre a visita da comitiva do banco a Mogeiro na última semana, onde foi definido com o prefeito Alberto Ferreira a instalação de uma Agencia Itinerante que beneficiará a população. Na oportunidade Nazareno, destacou a Lei Nº 13.340/16 que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural, junto aos agricultores que tem contratos assinados até o dia 31/12/2011. O agente de crédito informou ainda, que os agricultores interessados nesse processo de renegociação compareçam a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Pesca e Pecuária.
Além dos membros do CMDRS e da COMDEC, estiveram participando do encontro o vice prefeito Zé Capela, os vereadores Mimim da Vila e Airton Davi.
Da ASCOM