segunda-feira, 13 de março de 2017

CMS de Mogeiro discute melhorias para a saúde e define ações para combate ao mosquito transmissor da dengue

Na última quinta-feira (09), foi realizada mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde – CMS, que tratou entre outras coisas melhorias para a saúde municipal.
Entre os assuntos tratados estavam: as UBS’s, o combate ao mosquito transmissor da dengue, a febre amarela e a morte súbita de crianças na localidade de Cariatá que faz divisa com Mogeiro.
Na abertura o presidente do CMS Humberto Araújo, destacou a importância do encontro, bem como a necessidade de melhoria na promoção da saúde. Também foram abordados assuntos como à entrega do UBS Centro cujo prazo previsto para conclusão é de 30 dias, além da conclusão da obra da unidade de saúde do Loteamento Maria Peixoto e a implantação da UBS âncora na comunidade da Estação. A unidade do Sítio Estação receberá o suporte da Unidade Básica de Saúde – UBS 1 do Loteamento Maria Peixoto.
Na ocasião também foi informado aos conselheiros à aquisição de novos equipamentos, fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Wellington Roberto destinada ao município. Os equipamentos comprados serão distribuídos entre as unidades âncoras, para que melhor atenda a população.
Também foi discutida ainda a elaboração de ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue em virtude do período chuvoso que teve inicio na região. O trabalho será realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS's nas comunidades.
Ainda foi informada que na próxima semana uma força tarefa entre os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Mogeiro e a Secretaria Municipal de Saúde do município de Itabaiana, junto às escolas para conscientizar a cerca das misteriosas mortes ocorridas em Cariatá nos últimos dias, evitando assim, o pânico da população diante o fato acontecido e que comoveu a população.
Da ASCOM